quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Ansiedade, depressão ou doença bipolar? Como identificar? Faça já o teste!






À primeira vista os sintomas da ansiedade, depressão e transtorno bipolar (TB) podem até ser confundidos entre si, mas apesar de parecerem semelhantes são bem diferentes. “Um pouco de ansiedade faz parte da vida, mas passa a ser um problema quando toma conta do indivíduo sem motivo aparente interferindo em sua vida, no trabalho e até mesmo no lazer. É importante entender o que está acontecendo com a pessoa.

Caso não seja demasiada, a ansiedade pode ser boa, já que as incertezas nos impulsionam a viver e produzir. “Porém, em excesso, pode ser paralisante, impedindo que a pessoa reaja ou faça coisas simples, como dirigir ou andar de elevador, apenas pelo desconforto que causarão.

Quando o assunto é depressão, engana-se quem acredita que a doença deixa suas marcas apenas no humor do paciente. Os sintomas vão muito além da tristeza e podem impactar física e emocionalmente e até causar alterações na funcionalidade da pessoa acometida. Dores no corpo, tristeza profunda, ansiedade e a perda de interesse em fazer coisas que antes eram prazerosas são só alguns dos sintomas. A falta de percepção desses sinais dados pelo organismo ou a insistência em interpretá-los como “normais” ou “passageiros” pode mascarar a depressão atrasando seu diagnóstico e prejudicando seu controle.

Caracterizado pelas oscilações repentinas de humor, com episódios de depressão e mania, que podem ser concomitantes, parece simples identificar o transtorno bipolar, mas seu diagnóstico pode demorar a vir se os sintomas apresentados pelo portador forem brandos e a família tolerante a eles. Alguns pacientes mostram-se na maior parte do tempo depressivos, sem estímulos para levantar da cama ou trabalhar, por exemplo.

Muitas vezes, por questões sociais, esse indivíduo leva muito tempo para procurar ajuda, podendo ser visto até mesmo como preguiçoso, quando na verdade está sofrendo com o transtorno. Quando o paciente fica maníaco, os sintomas se tornam mais intensos e o diagnóstico tende a ser mais rápido. O histórico familiar também ajuda na hora de identificar a doença, pois quanto mais casos na família maiores são as chances de um membro desenvolvê-la.

O ideal é procurar ajuda de um especialista quando suspeitar que algum destes males possa acometer você ou um membro de sua família. Afinal, a confusão de sintomas e o atraso de um diagnóstico correto podem comprometer o tratamento e a saúde do paciente. Veja quais os sintomas mais comuns de cada enfermidade:

 Ansiedade
·         Agitação
·         Medo ou preocupação exagerada
·         Dores nas costas e contrações musculares
·         Mudanças repentinas na temperatura do corpo
·         Dificuldades de locomoção ou excesso de energia
·         Palpitações
·         Suor excessivo

Depressão
·       Humor deprimido
·         Agitação ou lentificação dos movimentos
·         Insônia ou muita sonolência
·         Ansiedade
·         Falta de concentração
·         Dificuldade de tomar decisões
·         Fadiga diária
·         Dores no corpo
·         Alterações no peso e apetite
·         Perda de interesse em fazer coisas que antes eram motivo de prazer

Transtorno Bipolar
   ·      Oscilações de humor repentinas – crises alternadas de euforia e depressão, podendo ser concomitantes
  ·       Diminuição da capacidade de avaliação e senso crítico

Fase maníaca:
·         Diminuição do sono
·         Euforia e hiperatividade
·         Fala exagerada
·         Exacerbação da sexualidade
·         Irritabilidade e agressividade
·         Incapacidade de controlar adequadamente os impulsos
·         Aceleração do pensamento e distração elevada

 Fase depressiva:
 ·         Pessimismo
·         Baixa autoestima
·         Dificuldade de concentração
·         Aumento do sono
·         Tristeza
·         Fadiga excessiva e desânimo
·         Diminuição da libido

Assim como as doenças, seus tratamentos são diferentes. Procurar ajuda médica é essencial quando esses sintomas surgem e incomodam por mais de duas semanas. 



Teste sua ansiedade e estresse -  Clique no link abaixo para descobrir


 

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Curso de Primeiros Socorros para Motociclistas



Curso de Primeiros Socorros para Motociclistas

Neste final de semana  Dr. Leonard ministrou um Curso de Primeiros Socorros Para Motociclista para a Família ZO.

Obrigado a todos os envolvidos.
















segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

NA MÍDIA:

 Matéria sobre fibromialgia (a matéria começa aos 37 minutos do programa, é só colocar para frente), no Programa Hoje em Dia

 



Fibromialgia




A fibromialgia acomete principalmente mulheres, é uma patologia não inflamatória, caracterizado por dores nas articulações, sensação de fadiga, músculos, dificuldade de sono. Confundida com reumatismo com esse tipo de problema faz uso de anti-inflamatórios e antidepressivo, porém não resolve, somente alivia um pouco. 

Observamos que a maior parte são pessoas que apresentam distúrbios de afetividade, e que por algum motivo estão tendo dificuldade em dar vazão para a energia, de tal forma que se ela acumula. Uma nova abordagem para o tratamento é a utilização da hipnose dinâmica. Basicamente, ela consiste em uma técnica de desviar a atenção do problema que está acometendo o paciente, de modo que o cérebro não perceba o problema ou o interprete de uma maneira diferente, que não seja desagradável para o paciente. 

O princípio do desvio da atenção pode ser observado em qualquer pessoa que já passou pela seguinte situação: quando estamos pensativos, concentrados em resolver um problema ou estamos com a “cabeça longe” e alguém nos chama e não ouvimos. Neste momento, estamos “hipnotizados” - estamos usando uma parte do cérebro e ignorando os estímulos que vem de fora. 

Na fibromialgia, a hipnose dinâmica pode funcionar para diminuir a intensidade da dor, mas mais frequentemente ela é usada para diminuir a sensação desagradável da dor. No nosso cérebro, os centros que interpretam a intensidade da dor e o quanto ela é desagradável estão em lugares diferentes. Pacientes que perdem (por acidente ou cirurgia) a parte do cérebro que interpreta o quanto ela é ruim, sentem dor, mas não dão atenção a ela, porque esta não é desagradável para eles. 

A hipnose dinâmica pode, de uma maneira bem mais segura, dissociar estes dois aspectos da dor, para benefício do paciente. A vantagem deste método é que ele pode ser ensinado para o paciente fazer sozinho em momentos de crise, o que é chamado de auto-hipnose. Já foi demonstrado que a dor pode ser modulada para mais ou para menos utilizando a hipnose dinâmica, inclusive utilizando-se exames em tempo real mostrando as áreas do cérebro sendo ativadas ou desativadas. Este tipo de estudo tirou a qualidade de “mistério” da hipnose dinâmica, e a colocou mais perto da ciência médica. A hipnose dinâmica deve ser realizada por um profissional qualificado, que teve treinamento reconhecido pela Sociedade Brasileira de Hipnose. Este pode ser um médico, psicólogo ou outro profissional da área de saúde. A hipnose dinâmica é um método complementar de tratamento, a ser usado em conjunto com outros tratamentos para fibromialgia.



 DEPOIMENTO ESCRITO DE PACIENTE
 - FIBROMIALGIA - 
LEIA E COMPARTILHE,AJUDARA MUITAS PESSOAS!!!!

 


Foi pouco tempo e um pouco tensa fazer a entrevista.
O pessoal muito simpático.....te deixava sim muito a vontade,mas a minha pessoa mais escreve ,do que fala.
Ha coisas que você quer dizer,quer expressar e na hora parece que não sai,e você pensa ,quanto menos eu falar menos vou me atrapalhar.
Bom,mas aproveito a oportunidade para fazer uma pequena descrição dessa doença,desse síndrome de dores crônicas.
A fibromialgia é complicada,no começo vários exames são feitos.....,pois tudo te dói e aos poucos você começa achar estranho,pois os exames não tem alteração alguma. Você passa a não saber qual medico procurar.....você não dorme a noite,porque no momento que vai mudar de lado,parece ter passado um trator por cima de você.....isso vai trazendo fadiga, os dias  passam e você se sente cada vez mais cansada.....as dores durante o dia as vezes não são fortes mas duradouras,e as vezes não são dores e sim ardência na pele,como se fosse queimada do sol, ou por vezes você sente picadas,como se fosse uma agulha na pele.....dura pouco ...segundos.mas vai e vem,em lugares alternados.e então ,ao chegar o fim da tarde você esta irritadíssima,aos poucos a depressão e os choros sem motivo. pessoas dizem que as vezes demoram anos pra descobrir o que tem.Eu pra minha sorte ,tive um amiga que me disse que podia ser fibro.....e assim foi.....
comecei uma busca pra saber o que era,do que vinha,o que curava.Me apavorei cada vez mais observando que as pessoas que deixam de trabalhar por conta das dores,vão aos hospital...milhares de remédios e nada adianta.Vivem anos com dores absurdas.eu pensei,putz,isso deve piorar cada vez mais.....que que eu vou fazer?
bom entre médicos , remédios,hidroterapia...me mandaram por email uma reportagem ,acho que da Venezuela,onde dizia que a cura da fibro esta na hipnose.Pensei ,pensei....e  na verdade a principio dei risada.depois,aos poucos cheguei a conclusão que não custava tentar mais uma coisa antes que tudo piorasse.
Procurei Dr Leonard e fiz uma primeira consulta.
Hipnose,pra mim o método que cuida da alma.
Sim ,cheguei a conclusão que fibro são as dores da alma guardadas por anos e anos  sem se manifestar,e de repente elas dizem chega,agora vou atingir seu físico se não quem vai cuidar de mim?
são que pra chegar na alma ,somente um momento de inconsciência.
porque conscientemente você não sabe o que te faz mal,o que esta te matando aos poucos.
Esse é o trabalho do Leonard......conhecer você.....conhecer sua historia,e através da hipnose estudar os motivos ,entender o que você não aceita achando que sim......
Quem entende a hipnose como algo que a pessoa fica inconsciente e quando volta não lembra de nada,esta muito enganado,a hipnose em tratamento não é assim.você esta consciente o tempo todo,mas você fica tão relaxada que acaba  talvez por viajar um pouco....e ha momentos onde você começa a chorar ,comigo aconteceu muito.....e e nesse momento que ele começa a te perguntar o que esta acontecendo agora.....e você começa a descrever,e ele vai captando sem você perceber tudo o que você sente por dentro.....e naquele momento te tira dessa situação com palavras, dizendo o que você tem que fazer.....ate o momento de abrir os olhos,e então você se sente a pessoa mais aliviada do mundo,sim,como se fosse uma lavagem da alma!!!
Ele trabalha hipnose com a terapia,e essa é uma combinação perfeita.
Não é um tratamento rápido,afinal ele começa a te ajudar ,depois de te conhecer.....eu sou muito fechada,como disse no começo,muito mais escrevo do que falo,e ao perceber isso...nos dias que não queria falar nada,ele aceitava,só que depois ,quando eu chegava em casa,falava tudo que tinha sentido na hipnose e coisas que queria dizer e não tinha falado.e assim,fomos nos entendendo.....quando não falo na sessão,escrevo por email.
Ele foi descobrindo minha pessoa,e explicando coisas que talvez eu achasse que tinham passado,que tudo bem....e que na verdade passaram,mas ficaram dentro de mim,e cada vez se acumularam mais  e mais ao decorrer dos anos,ate que não deu mais .....a alma pediu socorro!
A hipnose aos poucos vai tirando coisa por coisa.....ate você ficar bem leve,e então as dores vão diminuindo a cada etapa,ate que chega um momento em que nas historias quando você relaxa,já não tem mais choros,e sim um relaxamento leve.....relaxante mesmo,como o não sentir nada.O que é não sentir nada?É sentir-se hipnotizada,sentir se tão leve.....tão leve.....que quando você volta......você se sente bem,pronta pra ser feliz!
Agradeço a Deus , cada passo do caminho que me levou a esse tratamento.

Hipnose , experimente!!!!