Autoestima

Você Sabe O Que Significa Auto-Estima?

Quando estamos com a auto-estima diminuída, o mundo nos parece cruel. Exaltamos os problemas e camuflamos, sem perceber, as alegrias. As pessoas nessa situação esperam algo acontecer para ser feliz. Não conseguem ser felizes agora, aproveitar o momento.

Em Busca da Auto-Estima

Essa disposição em transformar dificuldades em situações ainda mais complicadas, deixa qualquer pessoa insegura, insatisfeita, infeliz. O prazer fica limitado aos objetivos que queremos alcançar, e muitas vezes isto é inacessível. Isto é, você passa a viver na expectativa de ser feliz quando alcançar o sucesso, quando encontrar o parceiro certo, quando ganhar mais dinheiro, comprar um carro, a casa ou a roupa mais bonita, quando emagrecer. Mas, por uma razão ou outra, essas coisas podem não ser acessíveis no momento. Aí, você acaba desperdiçando uma boa parte de sua existência só esperando que as coisas aconteçam. É lógico que tudo isso é necessário e bom, mas existem outros sucessos dos quais podemos nos orgulhar. Isso é auto-estima! Precisamos nos lembrar que quanto mais acreditamos que a felicidade depende de um fator externo, mais tempo viveremos infelizes. E, enquanto alimentar nossa baixa auto-estima, buscando a solução para o problema de fora para dentro, continuaremos igual, ou pior. A verdade é que a resposta deve vir de dentro para fora e nesse caso, nem mesmo os remédios resolvem. Ao mesmo tempo em que cuida da sua auto-estima, a pessoa que sofre, deve procurar um equilíbrio entre: o que é e o que gostaria de ser, ou seja, não deve negar ou menosprezar o que é atualmente, mas, sim, ter a certeza que pode se modificar para alcançar o seu objetivo. Daí a motivação surge, para poder ir até o fim e aproveitar tudo o que a vida tem de bom a oferecer.

A Força da Auto-Estima

A capacidade de se auto transformar, é a capacidade de olhar instante por instante para nós mesmos e ao mundo no qual moramos. Nós passamos 90% da nossa vida vivendo mal, porque ou estamos no passado, ou estamos no futuro: vou ser feliz quando tiver mais dinheiro..., quando tiver o carro mais bonito..., quando tiver a casa mais bonita..., quando tiver coisas... Para fortalecer a auto-estima é necessário começar agora, nesse momento, e não quando tiver..., ou quando vou ser... É agora, neste instante que você vai ser feliz, é esse instante que conta. Todas as vezes que a minha estima é atacada, é atacada a estima naquele instante, naquele momento, naquela situação. Porque a gente não começa a pensar em cada coisa que fazemos, como se fosse o único instante que estamos vivendo? A vida passa ao nosso redor, e o indivíduo vive infeliz, porque acredita que o momento que está vivendo seja um momento de passagem, a espera de momentos melhores que vão chegar. Porque não tentamos pensar que cada momento seja o único..., e que conta somente aquilo que estamos fazendo agora... neste momento.

Instituto Verea

O Instituto Verea dedica-se ao atendimento clínico, individual e em grupo de pessoas para a melhora e a cura de distúrbios de origem psicossomática como fobias, medo de dirigir ou de andar de avião, síndrome do pânico, tabagismo, drogas, álcool, problemas sexuais, entre outros e presidido pelo Dr. Leonard F. Verea.

Dr. Leonard F. Verea

Dr. Verea é médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de Milão, Itália, especializado em Medicina Psicossomática e Hipnose Clínica, é presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose Clínica e membro da CID CNV Istituto di Psicologia Analogica e di Ipnosi Dinamica, SIMP - Societá Italiana di Medicina Psicosomatica, Roma-Italia, The International Society for Medical and Psychological Hypnosis, New York-EUA, ABMP - Associação Brasileira de Medicina Psicossomática e a Sociedade Brasileira de Hipnose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário