Pânico

Sintomas e Tratamentos do Pânico

A síndrome do pânico é uma doença psiquiátrica que faz com que o indivíduo tenha uma série de episódios de extrema ansiedade. Esses eventos podem perdurar por alguns minutos ou até mesmo horas seguidas. Durante a crise, os sintomas podem variar de intensidade e características.

Sintomas do Pânico

O paciente com pânico sente, normalmente, rapidez dos batimentos cardíacos, sudorese, medos incontroláveis, como o medo de morrer, angustia de sair de casa, de perder os entes queridos, de trabalhar, desespero de andar na rua sozinho, entre outros. Os sintomas externos de um ataque de pânico geralmente causam experiências sociais negativas como vergonha e estigma social. Uma crise é uma das situações mais angustiantes que podem ocorrer a alguém. Muitas pessoas chegam a perder o emprego, pois se sentem impotentes, incompetentes e até fracassadas por motivos até então invisíveis, o que podem levá-las a buscar refúgio no álcool ou nas drogas. Quem sofre deste mal, costuma fazer uma verdadeira maratona a diversos especialistas e, após uma quantidade exagerada de exames complementares, recebem, muitas vezes, o patético diagnóstico do "você não tem nada", o que aumenta sua insegurança e desespero. Por vezes, a situação dramática do pânico é reduzida a termos evasivos como: estafa, nervosismo, stress, fraqueza emocional ou problema de cabeça. Isto pode criar uma incorreta impressão de que não há um problema de fato e, portanto, não existe tratamento para tal.

A Cura do Pânico Através da Hipnose

Como a síndrome do pânico tem origem orgânica, é essencial que, num primeiro momento, seja prescrita a utilização de medicamentos, os quais, hoje em dia, são bastante seguros e não possuem risco de dependência física. Em uma segunda fase, o terapeuta faz com que o paciente consiga enfrentar seus obstáculos de forma menos conflituosa. É exatamente neste segundo momento, que entra a técnica da hipnose como uma poderosa aliada na cura do pânico. Segundo o Presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose Clínica e Dinâmica, Dr. Leonard F. Verea, médico psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de Milão, Itália, com especialização em Medicina Psicossomática e Hipnose Clínica, a "hipnose dinâmica" permite que uma pessoa em estado alterado de consciência possa ter acesso a recordações de situações anteriores e até de vidas passadas, sem perder a consciência, porém, com a concentração focalizada, o que não deixa que elementos externos interfiram no processo hipnótico. O inconsciente não está limitado pela lógica, espaço e tempo, podendo lembrar-se de tudo. A mente pode comentar, criticar, censurar e a pessoa não perde o controle do que diz. "Neste estado alterado de consciência é que a pessoa resgata lembranças que possam estar influindo negativamente na sua vida presente e que, provavelmente, seja a fonte de seus problemas".

Instituto Verea

O Instituto Verea dedica-se ao atendimento clínico, individual e em grupo de pessoas para a melhora e a cura de distúrbios de origem psicossomática como fobias, medo de dirigir ou de andar de avião, síndrome do pânico, tabagismo, drogas, álcool, problemas sexuais, entre outros e presidido pelo Dr. Leonard F. Verea.

Dr. Leonard F. Verea

Dr. Verea é médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de Milão, Itália, especializado em Medicina Psicossomática e Hipnose Clínica, é presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose Clínica e membro da CID CNV Istituto di Psicologia Analogica e di Ipnosi Dinamica, SIMP - Societá Italiana di Medicina Psicosomatica, Roma-Italia, The International Society for Medical and Psychological Hypnosis, New York-EUA, ABMP - Associação Brasileira de Medicina Psicossomática e a Sociedade Brasileira de Hipnose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário