Doença Psicossomática

O que é Doença Psicossomática?

O estudo dos problemas psicossomáticos é uma especialidade da medicina e da psicologia que lida com a relação entre uma doença somática, do corpo e a sua origem emocional, psicológica, onde o corpo e a mente são estreitamente ligados entre sí. O objetivo principal da medicina psicossomática é o estudo do homem como uma espressão da união psico-fisica, levando este conceito na interpretação da doença, do seu diagnóstico e da sua cura. As áreas de atuação da psicossomática são principalmente sobre stress nas suas várias manifestações e traumas fisicos, psíquicos e sociais.

A Psicossomática e Sua Evolução

Uma das evoluções mais promissoras da pesquisa em psicossomática nos últimos 30 anos, graças tambem ao desenvolvimento de novas tecnologias bio-médicas, é a psico-neuro-imunologia, que tem como objetivo esclarecer a relação entre o funcionamento psicológico, a secreção de neurotrasmissores e hormônios e o funcionamento do sistema imunológico. Alguns estudos demonstram que tambem uma simples frustração do dia a dia pode ter efeitos sobre as funções psicossomáticas e imunológicas. Os pioneiros das pesquisas em psicossomática são o casal Kielcot-Glaser que a teorizaram no seculo XX.
Conhecer a psicossomática significa ter uma interpretação das doenças através da visão simbólica do homem, através da visão simbólica das doenças, onde mente e corpo representam uma união indivisível; isto permite entender os diságios que afligem a sociedade moderna, melhorando o comportamento terapêutico na solução das causas e dos efeitos dos males que acometem o “homem moderno e psicossomático”.
Quem sofre de um problema de origem psicossomática passa mal, vive mal, prejudicando todos os aspectos físicos, emocionais, socias nos quais está envolvido.

Tratamentos para Psicossomático

Muitas vezes o médico e o paciente ficam frustrados depois de um exame clínico ou especialistico, porque a queixa não confere com a evidência do exame, começando assim uma peregrinação em vários consultórios médicos e psicológicos com um evidente desgaste por parte de todos os envolvidos. O tratamento com hipnose dinâmica se coloca como uma válida alternativa para ajudar o paciente a resolver o problema psicossomático que o aflige.
Através da Hipnose dinâmica o médico e o paciente juntos, vão poder acessar a parte mais escondida do inconsciente, liberando tudo o que nela está preso, conseguindo encontrar as respostas para as dúvidas que até então aumentavam o desgaste, a tensão e a ansiedade do paciente. Os resultados obtidos são extremamente favoráveis à abordagem com Hipnose para os problemas de ordem psicossomático: a melhora do paciente é evidente, tanto do ponto de vista emocional como físico. Além de se sentir melhor e demonstra-lo efetivamente, os pacientes recorrem menos aos médicos e aos serviços de saúde (primeiros socorros, intenações hospitalares, etc.), reduzindo o custo social destas doenças.

Instituto Verea

O Instituto Verea dedica-se ao atendimento clínico, individual e em grupo de pessoas para a melhora e a cura de distúrbios de origem psicossomática como fobias, medo de dirigir ou de andar de avião, síndrome do pânico, tabagismo, drogas, álcool, problemas sexuais, entre outros e presidido pelo Dr. Leonard F. Verea.

Dr. Leonard F. Verea

Dr. Verea é médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de Milão, Itália, especializado em Medicina Psicossomática e Hipnose Clínica, é presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose Clínica e membro da CID CNV Istituto di Psicologia Analogica e di Ipnosi Dinamica, SIMP - Societá Italiana di Medicina Psicosomatica, Roma-Italia, The International Society for Medical and Psychological Hypnosis, New York-EUA, ABMP - Associação Brasileira de Medicina Psicossomática e a Sociedade Brasileira de Hipnose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário